Você ainda não se identificou (Acessar)
UTP - Educação a Distância

Componentes Curriculares em EAD

Histórico

A UTP fomenta o desenvolvimento de atividades acadêmicas em níveis de graduação, pós-graduação e extensão sob a modalidade EAD, buscando ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento e proporcionar a formação integral do cidadão.

A Coordenadoria de Educação a Distância CEAD, é o órgão encarregado de oferecer suporte ao desenvolvimento das atividades de EAD. Criada em 2005 por meio da Resolução 18/2005 do CONSU, a CEAD objetiva fomentar, junto à comunidade acadêmica, a cultura de EAD, abrindo opções para que seus alunos estudem sem barreiras de tempo e espaço; aperfeiçoando e modernizando a estrutura educacional por intermédio da comunicação interativa; possibilitando condições da integração ensino, pesquisa e extensão; e capacitando tecnologicamente profissionais da universidade nas diversas áreas do conhecimento para atuar na educação interativa a distância.

Em 2005 a CEAD iniciou os cursos de formação em EAD para os docentes da instituição com o auxílio da Coordenadoria de Capacitação Docente. A formação deu-se na plataforma de aprendizagem TelEduc. O objetivo era inserir metodologias diversificadas que apoiassem a comunidade discente, ofertando novos canais pedagógicos de comunicação e aprendizagem. O foco da capacitação foi a formação de mediadores e tutores.

De 2005 a 2010 os docentes passaram a inserir atividades diversificadas em seus planejamentos, incluindo a metodologia EAD em seus planos de aula e de ensino com o objetivo de preparar a comunidade acadêmica à inserção dos 20% curriculares de acordo com o que dispõe a Portaria 4059/2004, que recomenda a utilização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem, que incorporem o uso integrado de tecnologias da informação e comunicação.

Componentes Curriculares Mediados a Distância

Foram integrados a todos os currículos dos cursos de graduação componentes curriculares, que integrem os conhecimentos do núcleo básico de formação acadêmica. São eles:

  • Comunicação e Expressão

  • Metodologia Científica

  • LIBRAS

  • Estatística

  • Empreendedorismo

  • Marketing

  • Filosofia e Ética

  • Cultura e Sociedade

  • Saúde Coletiva

  • Economia

  • Gestão de Pessoas (Gestão de Talentos Humanos)

  • Gestão Sustentável

  • Habilidades Cognitivas

Forma de Avaliação e Mediação

As disciplinas mediadas em EAD obedecem ao planejamento acadêmico da instituição e são estruturadas nos bimestres que compõem o semestre letivo. Para cada bimestre serão organizadas quatro unidades de aprendizagem, os conteúdos são distribuídos de forma seqüencial, com intervenções avaliativas ou apenas interativas possibilitando a contextualização do assunto.

As intervenções avaliativas se darão de duas formas:

  1. No ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – que somarão 4,0 (quatro) pontos do Bimestre – sendo um ponto, preferencialmente para cada Unidade;

  2. Por provas presenciais – As avaliações presenciais somarão 6,0 (seis) pontos do Bimestre e acontecerão ao término das Unidades.

Modelo de Aprendizagem

Modelo de aprendizagem

A Leitura representa o componente teórico do ensino. O professor encaminhará os principais conceitos ou indicará pelo roteiro, disponível no ambiente de aprendizagem, o encaminhamento para a apropriação dos conhecimentos teóricos necessários para resolução das questões pertinentes aos temas estudados.

A síntese em vídeo representa a aula expositiva do professor. Com explicações e exemplos sobre os temas indicados para estudo.

Exercícios momento em que os alunos avaliarão sua aprendizagem. Terão duas tentativas para cada exercício objetivo. Após a primeira tentativa, questionem seu tutor de aprendizagem sobre seu desempenho, refaçam o caminho de aprendizagem. Retomem a leitura, revejam os vídeos e consultem os tutores. Então refaçam seu exercício.

Algumas estratégias serão fundamentais.

  1. saber estudar de forma independente e autônoma;

  2. organizar seu tempo de estudo;

  3. ter iniciativa, elaborar roteiros de dúvidas e consultar o tutor de aprendizagem;

  4. ter familiaridade com o uso de computadores, como noções básicas de editor de texto (Word e outros), internet e e-mail;

  5. verificar continuamente seu e-mail (é a forma de interação da CEAD com os alunos) e manter o mesmo atualizado;

  6. ser disciplinado com prazos;

  7. Lembre-se cada UNA será disponibilizada com prazo de 15 dias para que você realize as seguintes etapas de conhecimento.

    • *leitura do material;

    • *assistir a vídeo aula;

    • *responder às atividades propostas (fóruns; exercícios; pesquisas, entre outros) após responder as questões, certifique-se que você as salvou e enviou para que possam ser corrigidas. Lembre-se, nos exercícios você terá duas tentativas, caso na primeira não obtenha um resultado satisfatório, retome o material de leitura e a vídeoaula e consulte o TUTOR DE APRENDIZAGEM SOBRE SUA DÚVIDA. Lembre-se dos prazos, e que o TUTOR DE APRENDIZABEM tem 48 horas para lhe responder, por isso não deixe para responder às atividades na data final. Os exercícios serão encerrados na data e horário estabelecidos e as questões não respondidas serão zeradas, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE REABERTURA.

Discussão – momento de fórum. Não valerá nota, porém será um espaço rico em ideias e trocas significativas de conhecimento entre alunos, tutores e professores. As questões sugeridas para os fóruns são indagadoras, objetivam verificar sua visão crítica frente aos tópicos estudados.

Avaliação – a avaliação é bimestral e segue o calendário acadêmico da Universidade. Importante lembrar que os Componentes Curriculares Mediados a Distância só mudam dos componentes presenciais na mediação de ensino, pois seguem as mesmas regras institucionais. As avaliações serão presenciais. Uma por bimestre, previstas em calendário acadêmico. O aluno terá direito a exame final e a avaliações de segunda chamada, como previsto no regulamento acadêmico.

Os Tutores no Processo de Aprendizagem

Para o desenvolvimento dos trabalhos o aluno será acompanhado constantemente pelo Professor Responsável, que é o gestor das atividades acadêmicas desenvolvidas no componente curricular e pelo Tutor de Aprendizagem, que é o mediador da aprendizagem apoiando o discente em suas necessidades relacionadas ao conteúdo.

Os alunos e os professores terão ainda à sua disposição o Tutor de Acompanhamento, que atenderá presencialmente, por telefone, por e-mail ou por mensagem através do AVA, sanando as dificuldades na interação virtual.

Tutor de Aprendizagem

O tutor exerce a função de mediador no processo de ensino e aprendizagem. Na dimensão do ensino, apóia as ações didáticas de planejamento, acompanhamento e avaliação discente; na dimensão da aprendizagem, apóia o discente em suas necessidades, relacionadas ao conteúdo, acesso ao ambiente, organização e técnicas de estudo.

Para falar com seu tutor de aprendizagem encaminhe um e-mail, identificando-se com o seu nome, curso e preferencialmente seu RA (Registro Acadêmico). Para o e-mail: cead@utp.br

Tutor de Acompanhamento

Ao tutor de acompanhamento cabe o atendimento aos alunos, seja presencial ou por telefone, por isso, os alunos devem ligar para a CEAD ou encaminhar e-mail para CEAD@UTP.BR; no caso de dúvidas, no que se refere ao funcionamento.

Os integrantes da CEAD, que estarão à disposição para auxiliar e sanar as possíveis dúvidas, seja por telefone, e-mail pessoal ou mensagem através do AVA são:

Nossos Contatos

  • Coordenação Geral e da Divisão Acadêmica:

    Profa. Me. Marlei Malinoski.
    marlei.mailonski1@utp.br

  • Divisão Pedagógica:

    Profa. Me. Analuce Barbosa Coelho Medeiros
    analuce.medeiros@utp.br

    Profa. Me. Margaret Maria Schroeder
    margaret.schroeder@utp.br

  • Divisão Tecnológica:

    Flávio Taniguchi (Desenvolvedor)
    flavio.taniguchi@utp.br

    Neilor Stockler Júnior (Desenvolvedor Web)
    neilor.stockler@utp.br

Universidade Tuiuti do Paraná EAD

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD


(41)3331-7704 / (41)3331-7680 | cead@utp.br
Campus: Prof. Sydnei lima Santos (Barigui) - 4o Piso - Bloco C
Ao lado do grande auditório

Tuiuti EAD